Lançamento da nova Identidade Visual da Maternidade Darcy Vargas.

logo MDV novo bannA FORMA PERFEITA!
Para criação da nova identidade visual da Maternidade Darcy Vargas (MDV), o elemento circular (FORMA PERFEITA), foi à base de todo o desenvolvimento. Ao mesmo podemos aplicar significados de totalidade, plenitude, perfeição original, eternidade, modernidade, infinito, princípio maternal feminino, o eu, o útero, a barriga da mãe, dentre outros. Posteriormente princípios gerais da MDV como, acolhimento familiar, humanização, excelência, qualidade e segurança, foram inseridos nos pensamentos e criações. Tendo também como base as diretrizes, de excelência, acolhimento, humanização, inovação tecnologia, renovação e modernidade, estes que norteiam o espírito e os processos da MDV, sendo a FAMÍLIA o elo central destas diretrizes.

O símbolo central da nova identidade representa uma Família, e traz consigo a idéia de proteção, acolhimento e humanização, contextos que estão atrelados a família, pais, sociedade, poder público e a MDV, que acompanham o ser em toda a sua vida. Além disso, foram utilizadas formas (ilustrações) simples e de fácil entendimento por parte do público da MDV para criação do símbolo.
Quanto às fontes aplicadas na logomarca, ambas são sem serifas (linhas extras no final das letras), para trazer modernidade, dinamismo, leveza e fluidez à mesma, bem como, para facilitar nas aplicações físicas e virtuais. A fonte para sigla MDV foi criada, ou seja, é uma fonte exclusiva, já para o texto nominativo (Nome completo da MDV), foi utilizada uma fonte de domínio livre, também sem serifas. A criação e aplicação das fontes na marca foram feitas com bases em Grids (linhas guias e matemáticas), estas que tem a função de equilibrar e alinhar todas as fontes.

As três cores aplicadas na nova identidade têm a função de trazer diferentes sensações, emoções e memórias. O Rosa representa o aspecto feminino, bem como a delicadeza que envolve todo o processo da gestação até o nascimento. Compreende o companheirismo e amor, que neste contexto envolve os pais, família, recém-nascidos e maternidade. Possui também conotações ligadas à saúde, leveza e felicidade, além de ser a cor pela qual a MDV é lembrada já há muitos anos. O Roxo traz consigo conotações ligadas à tecnologia (representa a tecnologia, os procedimentos inovadores executados, a atualização dos colaboradores, dentre outros aspectos que envolvem a MDV), conhecimento, sabedoria e transformação. Possui aspectos calmantes, sendo também uma das cores preferidas pelas crianças. Já o Violeta transmite a sensação de prosperidade, nobreza, respeito, sinceridade, pureza e espiritualidade. Representando também o equilíbrio, a evolução e a transformação que necessitamos em toda a vida.

Por fim, a nova identidade possui todos os atributos tradicionais da entidade, bem como novos conceitos que trazem conotações de proteção, auxílio, cuidado, acompanhamento, carinho e acolhimento, dentre outros que são necessários para gestação, nascimento e crescimento das novas vidas. As suavidades das linhas da identidade geram uma sensação de delicadeza e leveza, representando toda a qualidade, excelência, modernidade, inovação, humanização e segurança que a Maternidade Darcy Vargas mantém em seus processos.

 

Confira o vídeo no Youtube!