Maternidade Darcy Vargas comemora Aniversário com ações para o enfrentamento da COVID-19

MATERNIDADE DARCY VARGAS COMEMORA ANIVERS 1A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, completou 73 anos de fundação no dia 16 de Abril, com uma série de modificações em sua estrutura física para o enfrentamento da COVID-19. Entre as mudanças está a adaptação de um imóvel, situado ao lado da maternidade, que foi cedido pela Infraero para a criação de uma casa da gestante, bebê e puérpera.
Os trabalhos de adequação do espaço já começaram e devem ser concluídos no próximo mês.
A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) é uma unidade de cuidados intermediários e servirá de apoio a maternidade que também presta serviço de alto risco gestacional. Esta casa tem como função assegurar a assistência às gestantes, aos recém-nascidos e às puérperas em regime de atenção intermediária entre o domicílio e o estabelecimento hospitalar de referência, contribuindo para o cuidado em tempo adequado e que demanda vigilância e proximidade dos serviços de referência, embora não haja necessidade de internação hospitalar.
Na CGBP, as usuárias terão hospedagem completa, acompanhamento por equipe multiprofissional 24 horas nos sete dias da semana, além de acesso à assistência à saúde pelo estabelecimento hospitalar de referência durante a sua permanência na casa.
A utilização do espaço – localizado ao lado da MDV – permitirá que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da maternidade, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), passe por adequações pontuais, proporcionando o isolamento de pacientes com suspeita ou diagnosticados com o novo coronavírus.
“Vamos aumentar os leitos de uti neonatal, viabilizando um novo espaço para atendimento aos bebês suspeitos ou com diagnósticos da COVID-19, bem como oferecer um local com melhor infraestrutura para as mamães dos bebês que estão internados em nossa Unidade Neonatal”, destacou a direção da Maternidade Darcy Vargas.
A MDV preparou o setor clínico e obstétrico para a assistência a pacientes suspeitas ou diagnosticadas com a COVID-19. Além disso, uma tenda foi montada na área externa da unidade hospitalar para a realização de triagem das pacientes com sintomas respiratórios, proporcionando atendimento adequado às pacientes.

camapnha corona