Maternidade Darcy Vargas recebe treinamento para atender pacientes com a COVID-19

TREINAMENTO COVIDEm Joinville, profissionais do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS) realizaram em Abril, um treinamento para os servidores da Maternidade Darcy Vargas. O objetivo foi compartilhar práticas e ensinamentos sobre situações específicas no atendimento de pacientes com o novo coronavírus que podem ser usados pelos profissionais da maternidade.

"Como a Covid-19 é uma doença viral com alta taxa de transmissibilidade, podendo acometer gestantes e desencadear um trabalho de parto prematuro pelo comprometimento respiratório, é necessário que a maternidade também esteja preparada, pois é onde a gestante procurará o primeiro atendimento", avalia a cardiologista do HRHDS, Josiane Colvero.
O treinamento foi realizado com foco em três áreas principais: 1) Médica, com sequência rápida de entubação, conforme protocolo da Covid-19; 2) Cuidados de manejo do suporte ventilatório inicial e sistemas fechados para reduzir propagação do vírus; 3) Treinamento da equipe assistente quanto ao uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's).
"Com este conhecimento, será possível que os profissionais possam realizar o primeiro suporte às pacientes críticas para posterior transferência aos hospitais de referência, com adequado cuidado da mãe/feto e preservação da equipe assistente", ressalta a médica.
Além da cardiologista Josiane Colvero, também ministraram o treinamento a coordenadora do Departamento de Reabilitação, fisioterapeuta Clara Gonçalves, a responsável pela Saúde Ocupacional, enfermeira Kátia Kanematsu, e a responsável pelo Ensino Permanente em Saúde, enfermeira Silvana Lazzari.