EQUIPE MULTIDICIPLINAR

<

A Fonoaudiologia avalia, diagnostica e trata os distúrbios de motricidade oral neonatal nas impossibilidades e dificuldade de alimentação via oral. O serviço de fonoaudiologia na instituição, iniciou no ano de 1998, na época o objetivo era integrar o Projeto Amor Perfeito na recém inaugurada UTI neonatal. Foi a primeira maternidade pública do Brasil a realizar o teste da orelhinha, colaborando assim para que no ano de 2010 este exame tornasse obrigatório em todo território nacional, conforme Lei Federal.

Assim nasceu nossa missão de realizar de forma universal o exame do teste da orelhinha. Identificando todo o recém-nascido com surdez e encaminhando para poetização e reabilitação em tempo adequado. O fonoaudiólogo é o profissional indicado para realizar a estimulação do sistema sensório motor oral e da postura global do bebê durante a alimentação, principalmente nos recém-nascidos prematuros e de alto risco, nos quais a coordenação entre sucção, deglutição e respiração ainda não está eficiente ou segura e apoiando o aleitamento materno.

Para avaliar os recém-nascidos nos casos de: incoordenação entre sucção e deglutição, utilização de sonda gástrica, sucção fraca ou incorreta, prematuridade e quando existir preocupação com aspiração, entre outros.Também presta assessoria na enfermaria canguru, unidade neonatal e banco de leite humano.

Os exames realizados:

- Teste da Orelhinha;

- Teste da Linguinha conforme Lei Federal nº13.002/14. O teste consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Exame obrigatório em Maternidades e Hospitais;

- Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes;

- Potencial Evocado auditivo de tronco encefálico no modo: automático.

O serviço de fonoaudiologia é composto por fonoaudiólogos, residentes em fonoaudiologia e estagiários do Programa Novos Valores SES/SC.

Considerando os princípios das políticas públicas, o Serviço Social desenvolve ações para a promoção e a defesa de direitos fundamentais dos pacientes e familiares, além do estímulo para a continuidade do tratamento após a alta hospitalar. Em conjunto com a equipe multiprofissional, os assistentes sociais atuam de forma ética e com total respeito aos direitos dos pacientes, bem como de seus familiares. O trabalho está pautado no diagnóstico social e na articulação com a rede socioassistencial, assim como dos municípios de origem das pacientes, a fim de garantir a saúde sistemática e integral.

O Serviço Social tem atuação ampliada para dar respostas às necessidades dos pacientes e familiares de maneira efetiva e colaborativa, desenvolvendo de forma complementar ao trabalho de assistência em saúde as ações como:

• Acolhimento a pacientes que procuram o serviço por demanda espontânea ou encaminhada;

• Avaliação social individualizada e atendimento sequencial (redes de proteção e assistência social);

• Suporte e intervenção no atendimento de casos relacionados a violência contra a gestante (física e sexual);

• Suporte e intervenção em parceria com a equipe multiprofissional nos casos de interrupção da gestação conforme previsto em Lei;

• Atendimento as gestantes dependentes químicas e em situação de rua;

• Atendimento nos casos de adoção desde a gestação, parto, puerpério imediato até o acompanhamento em audiência na Vara da Infância, conforme portaria local;

• Acolhida a família habilitada no Cadastro de Adoção – Conforme deliberação Judicial, e acompanhamento até a alta do recém-nascido;

• Elaboração de notificação, relatórios e pareceres técnicos nos casos de recém-nascido – RN, vítimas de negligências e violência praticadas no período da gestação, encaminhados aos serviços de proteção (Conselho Tutelar, Ministério Público e Programas da SAS);

• Grupo multiprofissional (gestantes e família com RN internados na Unidade Neonatal);

• Atendimento nos ambulatórios de especialidades;

Ensino:

• Supervisão semanal individual para os residentes de Serviço Social;

• Ministrar aulas e oficinas para os residentes de Serviço Social do eixo específica;

• Ministrar aulas e oficinas para os alunos da residência Multiprofissional no eixo transversal;

• Aulas e oficinas conforme solicitação do Departamento de Ensino.

Pesquisa:

• Desenvolver pesquisas conforme linhas de interesse e atuação da Instituição;

• Desenvolver pesquisas conforme linhas de interesse profissional.

A equipe de profissionais atende à demanda da Emergência, Alojamento Conjunto, Ambulatórios, Unidade Neonatal, Centro Obstétrico e programas pré-definidos.O serviço social é composto por assistentes sociais, residentes em serviço social e administrativo.

A fisioterapia é definida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional,como uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. Em prática, a fisioterapia atua na prevenção, reabilitação e reinserção do individuo em sua máxima capacidade funcional a sociedade.

A atuação da fisioterapia é ampla, tendo como responsabilidade a prevenção de agravos em virtude da internação prolongada seja da mamãe ou do bebê.

Está dividida em 2 segmentos: Materno e Neonatal;

No segmento Materno, a fisioterapia atua no setor de alto risco prevenindo possíveis agravos, decorrentes da internação prolongada trabalhando no sistema respiratório, circulatório e linfático. Já no Puerpério,a fisioterapia promove inúmeros benefícios como, reeducar a função respiratória, estimular o sistema circulatório e prevenir tromboses, restabelecer a função gastrointestinal, promover analgesia da região do períneo e da incisão da cesariana, retomar o condicionamento cardiovascular, reeducar a musculatura abdominal.

Além disso, oferece orientações sobre posturas corretas ao amamentar e nos cuidados com o bebê, visando restaurar e retornar os sistemas ao estado pré-gravídico.

Já no segmento neonatal, a fisioterapia é parte essencial da equipe multiprofissional que atua na unidade neonatal, pois é função do fisioterapeuta monitorar a função respiratória dos recém-nascidos em suporte ventilatório, bem como definir junto à equipe médica a melhor forma de ventilar o paciente. Além de todo suporte respiratório, é de responsabilidade da fisioterapia a mobilização precoce desse paciente evitando e ou minimizando os atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.

A equipe de fisioterapia é composta por fisioterapeutas que atuam em unidades de internação atuam na unidade neonatal perfazendo um total de 18 horas de atuação exclusiva em UTI conforme RDC 07.

O Serviço de Psicologia auxilia em melhorias na área da saúde e no trabalho interdisciplinar. Faz o acompanhamento centrado nas individualidades de cada paciente e da família.

Tem como função atender a demanda emocional das gestantes, puérperas e seus familiares trabalhando a prevenção e atuando em situações de crise, deflagradas nas mais diversas situações, tais como:

- Hospitalização prolongada;

- Conflitos psicológicos relacionados à gestação de alto risco;

- Transtornos mentais relacionados a gestação, parto e puerpério;

- Pais de RN internados na UTIN;

- Pacientes psiquiátricas em surto ou pré-surto, descompensadas (de difícil manejo), e sem tratamento medicamentoso;

- Gestantes com óbito intra-uterino (FM);

- Gestantes em situação de violência física ou sexual;

- Mães com intenção em deixar o RN para adoção;

- Outras situações que necessitem de intervenção psicológica.

  • • Atua na interação e apoio à equipe multiprofissional.
  • • Realiza participação ativa em Comissões de Humanização, Ápice on, Rede Cegonha.
  • • Atua na Tutoria do Método Canguru.
  • • Realiza Preceptoria na Residência Multiprofissional.

A equipe de profissionais especializados é distribuída nos atendimentos nas Unidades de internação hospitalar, UTI Neonatal, Ambulatório, Centro Obstétrico e Emergência. É composto por psicólogos e residentes de psicologia.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND), é responsável pela produção e distribuição das refeições da unidade, para pacientes, acompanhantes, residentes e funcionários, bem como atendimentos clínicos. Atende durante 24horas de domingo a domingo.

O Serviço é dividido entre Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e Nutrição Clínica.  A UAN fornece em média 1.000 refeições/dia, entre dietas e refeições livres, para toda a instituição. Contamos com uma equipe de aproximadamente 25 pessoas, divididas em dois plantões, entre nutricionistas, residentes em Nutrição, cozinheiras, copeiras e auxiliares de cozinha.

A cozinheira geral prepara refeições livres para pacientes, acompanhantes, funcionários e a cozinheira dietética prepara refeições de acordo com as patologias apresentadas pelas pacientes internas do dia, levando em consideração mapa de dietas e orientações das nutricionistas. Contamos com copas em todos os setores de internamento, para atendimento às pacientes.

O Serviço de Nutrição Clínica oferece acompanhamento para pacientes no ambulatório de alto risco com atendimento de terça a sexta-feira, além de atendimento às gestantes/puérperas internadas. Também tem participação ativa em reuniões de equipe multidisciplinar em unidade neonatal e setores de internamento. O serviço de Nutrição clínica faz parte do quadro técnico do Banco de Leite Humano, com o acompanhamento do processo de pasteurização do leite humano doado.

O Serviço de Farmácia é um setor estratégico de apoio essencial às atividades de terapia e diagnóstico, que visa a promover o uso racional de medicamentos, realizando a aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos, como também prestar informações sobre seu uso adequado. Atende os setores de internação de alojamento conjunto A e B, setor de alto risco (C), Emergência, Unidade Neonatal e Centro Obstétrico. A Farmácia também está interligada às demais equipes multidisciplinares envolvidas na assistência da gestante/puérpera/bebê internado e/ou em tratamentos continuados.

Com supervisão farmacêutica, a farmácia zela pelo controle de estoque, armazenamento de medicamentos em condições que assegurem a eficácia terapêutica, realiza o controle e dispensação de medicamentos, kits cirúrgicos, regulação dos carrinhos de emergência (medicamentos) e diluição e controle de saneantes hospitalares.

Na parte de farmacovigilância, é responsável pelo controle de qualidade dos medicamentos junto aos fabricantes e órgãos competentes, realizando notificações por meio do sistema da NOTIVISA e VIGIMED através do recebimento da notificação, levantamento das informações pertinentes a suspeita, recolhimento e encaminhamento para análise quando necessário.

São executadas funções administrativas e gerenciais da Farmácia Hospitalar. O serviço conta com uma equipe de farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnico administrativo e residentes de farmácia. A estrutura para estocagem, em área totalmente climatizada, comporta aproximadamente 400 itens em medicamentos.

Há participação farmacêutica nas comissões de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Segurança ao Paciente e Comissão de Farmácia Hospitalar. A partir disto, a Farmácia tem como objetivo contribuir com a pesquisa e desenvolvimento de programas e processos, a fim de garantir terapêutica adequada à segurança do paciente.

A terapia ocupacional é uma profissão da saúde que tem seu exercício profissional amparado por meio do Decreto nº 938 de 13 de outubro de 1969. É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.

O terapeuta ocupacional compreende a atividade como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de automanutenção, com objetivo de favorecer a maior independência possível nas Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP) do indivíduo, restabelecendo suas potencialidades biopsicossociais, introduzindo/reintroduzindo-o ao seu meio, de forma ativa e produtiva.

A atuação da terapia ocupacional é ampla no contexto hospitalar, atendendo bebês internados na unidade neonatal, as mães destes bebês, e mães do setor de alto risco obstétrico.

O atendimento às mães tem como objetivo trabalhar o acolhimento e planejamento da rotina hospitalar, através de atividades que favoreçam a adaptação a esta rotina, além de orientações referentes às AVD (cuidados) com o bebê.

Na unidade neonatal, a terapia ocupacional pode intervir através de estimulação sensorial, posicionamento, indicação e confecção de órteses de posicionamento,com os objetivos de estabilizar, prevenir ou corrigir padrões não funcionais, assim como, orientar o tempo de uso, cuidados com a pele e de higienização

Em breve.

Conhecida como a “ciência do cuidar”, a Enfermagem uni o lado humano ao científico com o objetivo de um atendimento integral ao paciente e sua família.

A equipe de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas tem como essência do cuidado a humanização do atendimento ao binômio e sua rede de apoio.

Conhecida como a “ciência do cuidar”, a Enfermagem uni o lado humano ao científico com o objetivo de um atendimento integral ao paciente e sua família. A equipe de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas tem como essência do cuidado a humanização do atendimento ao binômio e sua rede de apoio.